Reabilitação de Trilhas e Nascentes na Serra da Calçada tem fase concluída

Reabilitação de Trilhas e Nascentes na Serra da Calçada tem fase concluída

Defensores e frequentadores comemoram a conclusão da primeira etapa da reabilitação de área degradada da Serra. Dia de festa e de homenagem ao ciclista que morava no Retiro das Pedras, André Abelha, um dos pioneiros na defesa da Serra da Calçada.

No último dia 1º de setembro foi um dia especial para a Serra da Calçada, e em especial para os defensores da Serra, com a inauguração da primeira etapa do Projeto de Reabilitação de Trilhas e Nascentes. O dia também foi marcado por uma homenagem a “um grande amigo da serra”, na verdade um pioneiro na luta pela sua proteção: André Abelha. Agora a Serra da Calçada conta com a Praça André Abelha.

Participaram do evento diversos frequentadores da Serra da Calçada, como ciclistas e caminhantes, além de ambientalistas, alunos e professores da UFMG, o gerente do Parque Estadual da Serra do Rola Moça e a gestora do Monumento Natural Serra da Moeda. Também estiveram presentes amigos e familiares de André Abelha.
O Projeto de Reabilitação de Trilhas e Nascentes é uma parceria entre o grupo Mountain Bike BH, a Vale, a Arca-Amaserra, a Associação de Condomínios Horizontais (ACH), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Projeto Trilhas e a E.C.O Engenharia.

A importância desse projeto vai muito além da reabilitação de uma área degradada na Serra da Calçada: trata-se, nas palavras da direção da Arca-Amaserra, de uma nova realidade da relação entre comunidade, o poder público e as empresas, alcançada por meio da participação de todos e da confiança entre os parceiros.
O Projeto terá continuidade, e uma outra área da Serra foi selecionada para os trabalhos de reabilitação. Essa área deverá ser objeto de intervenções ainda este ano.

Previous PBH realiza serviços de manutenção na Praça da Lagoa Seca
Next Primeira Edição do Bazer Abrace a Maju