Obra em muro de contenção da BR-356 pode durar até cinco meses

Obra em muro de contenção da BR-356 pode durar até cinco meses

Prazo para instalação de 300 tirantes de aço para fixar completamente o muro é entre de três a cinco meses, diz diretor do DEER-MG. Secretário de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares, diz que estrutura está estável e que não será preciso fazer um maior bloqueio do trânsito no local.

O diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER -MG), Davidsson Canesso, informou na manhã da última segunda-feira, dia 26 de março, que as obras para resolver o problema da contenção da BR-356, na altura do Trevo do Belvedere, junto à Comunidade do Morro do Papagaio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, podem durar até cinco meses.

A informação do diretor do DEER-MG aconteceu durante a visita que fez ao local da obra acompanhado do secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas, Murilo Valadares. O diretor do órgão que executa as obras por intermédio do Governo de Minas deixou claro que esse é o limite máximo de conclusão, mas, que pode acontecer antes. “O tempo é entre três e cinco meses se não houver nenhum contratempo” afirmou Davidsson Canesso.

Já o secretário Murilo Valadares afirmou que não haverá necessidade de ampliação do bloqueio de trânsito durante as etapas de recuperação da contenção do muro, mas sim a diminuição do fechamento à medida que a obra avançar. De qualquer forma, depois que a contenção estiver 100% concluída, haverá a necessidade de fazer um nivelamento do asfalto, por conta do afundamento de uma das pistas da BR-356 em direção ao Rio de Janeiro, esclareceu as autoridades governamentais.

No momento, são duas faixas da BR-356 é que estão fechadas para o trabalho de estabilização da encosta. Murilo Valadares garantiu que hoje o muro se encontra estável, após a conclusão do reforço em um painel que estava mais crítico. A próxima etapa inclui a colocação de 300 tirantes de aço para fixar o muro e eliminar de vez o problema para que o tráfego possa ser liberado.

Execução de tirantes

Dando prosseguimento aos trabalhos de recuperação do painel crítico da cortina atirantada, o DEER/MG informa que foram executados no último dia 22 de março, três dos seis tirantes que serão utilizados no travamento do muro de contenção. Toda a estrutura continua sendo monitorada por equipamentos durante 24 horas.

O DEER/MG está em contato permanente com a Defesa Civil do Município, Urbel, BHtrans, Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

Fonte: Jornal Belvedere

Previous CIDADE REVITALIZADA
Next Associação quer a reorganização do trânsito no Belvedere