Cuidados com as nascentes, córregos e áreas de importância ambiental

Cuidados com as nascentes, córregos e áreas de importância ambiental

Suellen Rodrigues / Bióloga e integrande da PROMUTUCA / www.promutuca.com.br • adm.promutuca@gmail.com

Os cursos d’água são de extrema importância para todas as dinâmicas ambientais e ecológicas.

São eixos de conexão entre diferentes sistemas ambientais e são essenciais para a garantia de oferta de água em quantidade e qualidade suficiente para os diferentes usos humanos, inclusive o abastecimento de água doméstico.

São ambientes frágeis e demandam diferentes cuidados por serem de preservação permanente. Quando as águas subterrâneas afloram na superfície (nascentes e olhos d’água) dão início a pequenos cursos d’água, que formam os córregos, e se juntam para originar os riachos, ribeirões e rios.

Em nossa Região existem dois córregos considerados de altíssima relevância ambiental: o córrego do Mutuca e córrego do Gregório.

A Promutuca adota medidas de proteção do solo e da vegetação visando à conservação das nascentes e das áreas importantes para a dinâmica ambiental desses cursos d’água. E orienta a todos para evitarem o lançamento de esgotos sem tratamento nos cursos d’água, a fazerem a correta destinação dos resíduos sólidos, além de apoiar e realizar ações de plantio e de enriquecimento das matas nativas.

Vários outros cuidados também são importantes para a preservação dessas áreas. Como por exemplo, não descartar águas contendo produtos químicos e outros poluentes que podem afetar os corpos de água. É recomendado fazer a limpeza de piscinas com frequência, adotar um reservatório de água pode ser uma boa maneira de coletar essa água e reaproveitá-la no dia a dia (lavar um quintal, regar jardins e plantas). Não jogue lixo nas ruas, pois, o lixo acaba sendo conduzido para os córregos, reutilize, e recicle tudo o que conseguir – garrafas pet, plásticos, caixas de leite e outros materiais que podem ser utilizados de outra forma ou até mesmo doados.

Não jogue bitucas de cigarro nas ruas, isso provoca queimadas e degradam as matas ciliares e as áreas de campos naturais, que são de vital importância para a preservação dos cursos d’água e da natureza. O desmatamento e a ocupação irregular em áreas de relevância ambiental degradam importantes sistemas ambientais como as áreas de cabeceira ou de recarga para as águas subterrâneas. Esses locais são responsáveis pelo reabastecimento dos lençóis freáticos, dos aquíferos e consequentemente das nascentes e dos cursos d’água. Impactar essas áreas é contribuir para a diminuição da oferta de água em qualidade e quantidade para todos nós.

Previous 1ª Arte Gastro da Vila será realizada em novembro
Next Oktobervila traz festa da cerveja para a Raja